Honda City Clube do Brasil
TBI CORPO BORBOLETA - Versão para Impressão

+- Honda City Clube do Brasil (https://www.hondacityclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-7.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-8.html)
+--- Tópico: TBI CORPO BORBOLETA (/thread-646.html)

TBI CORPO BORBOLETA - Carlos Alberto C. de Souza - 23/08/2016 16:37

boa tarde pessoal gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho um Honda city 2013, a luz da injeção estava acendendo levei para verificar mandaram eu ver limpeza dos bicos injetores fui na oficina e o mecanico
passou o escane e indicou erro no TBI o mecanico fez uma lipeza no corpo da borboleta e passou novamente o scaner a luz apagou
no dia seguinte ao ligar meu carro pela manha o carro fica muito acelerado mais de 2.000 giros de rotaçao, e aos pouco vai voltando ao normal na oficina que levei o mecanico me informou que um problema era no corpo da borboleta TBI, eu teria que subistituir o TBI,alguem pode me ajudar

RE: TBI CORPO BORBOLETA - rossip - 26/08/2016 19:26

Cara, meu carro quando ligo de manhã, fica um pouco mais acelerado tambem, não observei se chega a 2000rpm, e de acordo q vai aquecendo ele vai normalizando a rotação, funcionamento é normal.

RE: TBI CORPO BORBOLETA - vramalhoborges - 23/09/2016 17:43

(23/08/2016 16:37)Carlos Alberto C. de Souza Escreveu:  boa tarde pessoal gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho um Honda city 2013, a luz da injeção estava acendendo levei para verificar mandaram eu ver limpeza dos bicos injetores fui na oficina e o mecanico
passou o escane e indicou erro no TBI o mecanico fez uma lipeza no corpo da borboleta e passou novamente o scaner a luz apagou
no dia seguinte ao ligar meu carro pela manha o carro fica muito acelerado mais de 2.000 giros de rotaçao, e aos pouco vai voltando ao normal na oficina que levei o mecanico me informou que um problema era no corpo da borboleta TBI, eu teria que subistituir o TBI,alguem pode me ajudar

Pelo que já pude perceber, o city é um carro quando faz uma partida a frio, tende a subir a rotação rapidamente para aquecer o motor, principalmente se o óleo não for o famoso 0w20.
Verifica se isso acontece mesmo após o motor do carro estar aquecido. Pois acho, que 2000 rpm um pouco de exagero.

RE: TBI CORPO BORBOLETA - BrunoIgor - 27/09/2016 14:39

Ligue a ignição do carro e desligue três vezes, na quarta vez ligue e deixe ligada por 5 min, depois desligue e ligue o carro, veja se ela volta ao normal mais rápido.

O que o mecânico devia ter feito era o aprendizado do corpo de borboleta, como foi feita a limpeza ele mudou de posição por isso é necessário o aprendizado. Este procedimento faz o aprendizado de forma manual, sem scanner.

RE: TBI CORPO BORBOLETA - Bruno89 - 20/03/2018 08:55

Tenho um TBI bom pra vender !

RE: TBI CORPO BORBOLETA - waldirbacaicoa - 08/03/2022 14:56

Olá pessoal!

Retirei a TBI do meu (City 2010), fiz a limpeza da TBI e está funcionando sem nenhum código de falha e (quase) perfeitamente. Somente a marcha lenta que está umas 100 rpms acima do que ficava anteriormente. Agora preciso executar o procedimento para aprendizagem do corpo de borboleta (TBI). Alguém saberia qual é o procedimento correto e que realmente funcione? Tentei uns vídeos do Youtube e não funcionaram.

Obrigado pela atenção.

Waldir Bacaicoa