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Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
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28/12/2015, 21:16
(Resposta editada pela última vez em: 28/12/2015 21:16 por Heitor Terças.)
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Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
O assunto irei copiar e colar aqui, pois já tinha aberto esse topico lá no FitFans onde tem mais pessoas...:
"O City Usa L15Z3 que o mesmo motor do GK. Só que o comportamento do câmbio é diferente do GK pro GM6" disse o amigo do fitfans após publicar essas seguintes informações: Nas informações contidas sobre os motores L neste link por exemplo, mostra a relação de taxa de compressão e especificação dos L´s. https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_L_engine E ai não tem esse L15Z3. Mas realmente é o do Brasil o city 2015 é o L15Z3! Isso no 2015 e o mesmo do Fit (GK5) 2015. Aqui no Brasil o que sabemos: FIT: GK5 (2015-2016) - L15Z3 GE6 - (2009-2014) - L13Z3 GE8 - (2009-2014) - L15A8 GH6 - (2013-2014) - L15A8 GD1 - (2004-2008) - L13A4 GD3 - (2006-2008) - L15A6 GE5 - (2007-2008) - L13A9 City: GM2 - (2009-2014) - L15A8 GM6 - (2015) - L15Z3 Onde está essa numeração? ![]() O motor do 2015 continua basicamente o mesmo. Houve algumas melhoras em redução de atrito e a taxa de compressão aumentou um ponto, passando de 10,4 para 11,4:1. Com gasolina ele produz os mesmos 115 cv e com álcool, 116 cv, ambos a 6.000 rpm, apesar da elevação da taxa de compressão. (esse ponto me questiono muito mesma cavalaria e novas tecnologias empregadas e aumento na taxa de compressão do motor). Cilindrada (cm³): 1.497 Diâmetro e curso (mm): 73 x 89,4 Distribuição: 4 válvulas por cilindro, comando no cabeçote, corrente, variador i-VTEC de fase e levantamento conjugados, coletor de admissão variável Formação de mistura Injeção no duto Honda PGM-F1. O do antigo 2014 que também tem na garagem aqui, o coletor de admissão é de metal e o 2015 de plastico, a forma de captação de ar do antigo é bem ruim em frente deste novo. E a taxa de compressão do motor q o antigo era menor e o torque tbm era menor. Torque do ate 2014: 14,8 kgfm (A), 14,8 kgfm (G) a 4.000 rpm. Torque do 2015: 15,3 kgfm (A), 15,2 kgfm (G) a 4.000 rpm. Especificações do CITY Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_City https://id.wikipedia.org/wiki/Honda_City Lembrando que o Motor utilizado nos EUA e Canadá é o L15B (EarthDreams DOHC). Na geração do GK só nós e a Tailândia que ficamos com o L15AZ3 Flex (sim não somos os únicos) Lá eles vendem como E85. Mas creio que o motor seja como o nosso. http://www.auto-thailand.com/TestDrive/ ... e-VDO.html http://www.honda.co.th/en/jazz O Ano do GM6 estava errado.... corrigi pra 2015. Quase ninguém chama o City de GM, mas acho que é porque lembra outra marca. GD, GE e GK nem tanto. Creio eu com os dados de informações que no caso tbm é o mesmo L15Z5 devido ele ser o tbm o GK5: Então confere com essa informação mesmo como citei acima: L15Z5 i-VTEC [editar] Ele estreou na Honda Jazz (GK5) 2014 SOHC de 16 válvulas i-VTEC Deslocamento: 1497 cc Diâmetro x curso: 73,0 milÃmetros × 89,4 milÃmetros (2,87 × 3,51 in) Taxa de compressão: 10,3: 1 Potência: 88 kW (120 PS; 118 hp) / 6.600 rpm Torque: 145 Nm (107 lb · ft) / 4.800 rpm fonte http://www.honda-indonesia.com/model/jazz#spesifikasi Honda Jazz (Tailândia, Malásia e Indonésia, GK5) Só q no Brasil no CITY 2015 É L15Z3 devido ser flex e no FIT também! Mas a taxa de compressão do motor que me deixou até agora bem confuso que por um Tempo acreditei até mesmo ser o motor L15A7 devido d taxa de compressão ser 10,4:1 e sabendo que essa taxa é a mesma do City modelo até 2014 e que o 2015 é 11,4:1. O Mais engraçado é que na Tailândia é Mencionado o E85 no Jazz. Na Indonésia não, e nem na Malásia apesar de parecer o mesmo motor http://www.honda-indonesia.com/model/jazz http://www.honda.com.my/model/performance/jazz O ideal pra saber mais exatamente seria medições e pesos das peças moveis. Procurando informações no mexico, notei q a ECU é diferente, mas que muitas peças e sensores são semelhantes via imagens com as nossas. São essas informações colidas de minha parte e de 2 colegas do fit fans. Vai as fotos ai dos dois modelos: Modelo 2015: ![]() ![]() Modelo até 2014: ![]() ![]() IMAGENS DA PARTE DA INJEÇÃO + TBI DO CITY 2015: Tenho fotos tbm da ECU por completa do City 2015, pois tirei pra mandar para um amigo representante da Dastek em São Paulo para programar o Unichip Q que eu tenho, pois ele disse que o do modelo anterior a central ja trabalha no limite e queria saber se era a mesma injeção do novo e pelo que notei não é: ECU completa do City 2015: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() + TBI: ![]() ![]()
CITY 2015/15 Branco EX. ![]() Garagem: http://www.hondacityclube.com.br/thread-309.html |
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28/12/2015, 23:42
(Resposta editada pela última vez em: 29/12/2015 00:03 por Heitor Terças.)
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RE: Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
IMAGENS DA PARTE DA INJEÇÃO + TBI DO CITY 2013/14:
ECU completa do City 2013/14: ![]() ![]() Captação de AR do filtro de ar (carro nunca foi lavado o motor): ![]() CAI original do carro: ![]() ![]() Obs.: Se nota que o vento entra pela grade frontal onde está o simbolo H e é projetado o ar para cima onde tem 4 pequenos cortes horizontais e um ao lado onde fica o radiador, em seguida esse ar é jogado para o CAI, tem como melhorar o CAI original dele tbm como no 2015... Essa captação de ar é bem estranha, jogando ar diretamente no reservatório de fluido de freio. Não tanto para a boca da entrada de ar do motor. Faltando essa imagem do CAI original: ![]() ECU do City 2013/14: Made in UK (Reino Unido):
CITY 2015/15 Branco EX. ![]() Garagem: http://www.hondacityclube.com.br/thread-309.html |
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