Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
28/12/2015, 21:16 (Resposta editada pela última vez em: 28/12/2015 21:16 por Heitor Terças.)
Resposta: #1
Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
O assunto irei copiar e colar aqui, pois já tinha aberto esse topico lá no FitFans onde tem mais pessoas...:

"O City Usa L15Z3 que o mesmo motor do GK. Só que o comportamento do câmbio é diferente do GK pro GM6" disse o amigo do fitfans após publicar essas seguintes informações:

Nas informações contidas sobre os motores L neste link por exemplo, mostra a relação de taxa de compressão e especificação dos L´s. https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_L_engine
E ai não tem esse L15Z3. Mas realmente é o do Brasil o city 2015 é o L15Z3! Isso no 2015 e o mesmo do Fit (GK5) 2015.

Aqui no Brasil o que sabemos:
FIT:


GK5 (2015-2016) - L15Z3

GE6 - (2009-2014) - L13Z3
GE8 - (2009-2014) - L15A8
GH6 - (2013-2014) - L15A8

GD1 - (2004-2008) - L13A4
GD3 - (2006-2008) - L15A6
GE5 - (2007-2008) - L13A9

City:
GM2 - (2009-2014) - L15A8
GM6 - (2015) - L15Z3

Onde está essa numeração?
[Imagem: 33oobqw.jpg]

O motor do 2015 continua basicamente o mesmo. Houve algumas melhoras em redução de atrito e a taxa de compressão aumentou um ponto, passando de 10,4 para 11,4:1.
Com gasolina ele produz os mesmos 115 cv e com álcool, 116 cv, ambos a 6.000 rpm, apesar da elevação da taxa de compressão. (esse ponto me questiono muito mesma cavalaria e novas tecnologias empregadas e aumento na taxa de compressão do motor).
Cilindrada (cm³): 1.497
Diâmetro e curso (mm): 73 x 89,4
Distribuição: 4 válvulas por cilindro, comando no cabeçote, corrente, variador i-VTEC de fase e levantamento conjugados, coletor de admissão variável
Formação de mistura Injeção no duto Honda PGM-F1.
O do antigo 2014 que também tem na garagem aqui, o coletor de admissão é de metal e o 2015 de plastico, a forma de captação de ar do antigo é bem ruim em frente deste novo. E a taxa de compressão do motor q o antigo era menor e o torque tbm era menor.
Torque do ate 2014: 14,8 kgfm (A), 14,8 kgfm (G) a 4.000 rpm.
Torque do 2015: 15,3 kgfm (A), 15,2 kgfm (G) a 4.000 rpm.

Especificações do CITY Wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_City
https://id.wikipedia.org/wiki/Honda_City

Lembrando que o Motor utilizado nos EUA e Canadá é o L15B (EarthDreams DOHC).
Na geração do GK só nós e a Tailândia que ficamos com o L15AZ3 Flex (sim não somos os únicos) Lá eles vendem como E85. Mas creio que o motor seja como o nosso.

http://www.auto-thailand.com/TestDrive/ ... e-VDO.html
http://www.honda.co.th/en/jazz

O Ano do GM6 estava errado.... corrigi pra 2015. Quase ninguém chama o City de GM, mas acho que é porque lembra outra marca. GD, GE e GK nem tanto.

Creio eu com os dados de informações que no caso tbm é o mesmo L15Z5 devido ele ser o tbm o GK5:

Então confere com essa informação mesmo como citei acima:
L15Z5 i-VTEC [editar]
Ele estreou na Honda Jazz (GK5) 2014
SOHC de 16 válvulas i-VTEC
Deslocamento: 1497 cc
Diâmetro x curso: 73,0 milímetros × 89,4 milímetros (2,87 × 3,51 in)
Taxa de compressão: 10,3: 1
Potência: 88 kW (120 PS; 118 hp) / 6.600 rpm
Torque: 145 Nm (107 lb · ft) / 4.800 rpm
fonte http://www.honda-indonesia.com/model/jazz#spesifikasi
Honda Jazz (Tailândia, Malásia e Indonésia, GK5)

Só q no Brasil no CITY 2015 É L15Z3 devido ser flex e no FIT também!

Mas a taxa de compressão do motor que me deixou até agora bem confuso que por um Tempo acreditei até mesmo ser o motor L15A7 devido d taxa de compressão ser 10,4:1 e sabendo que essa taxa é a mesma do City modelo até 2014 e que o 2015 é 11,4:1.

O Mais engraçado é que na Tailândia é Mencionado o E85 no Jazz.

Na Indonésia não, e nem na Malásia apesar de parecer o mesmo motor
http://www.honda-indonesia.com/model/jazz
http://www.honda.com.my/model/performance/jazz

O ideal pra saber mais exatamente seria medições e pesos das peças moveis. Procurando informações no mexico, notei q a ECU é diferente, mas que muitas peças e sensores são semelhantes via imagens com as nossas.

São essas informações colidas de minha parte e de 2 colegas do fit fans.
Vai as fotos ai dos dois modelos:
Modelo 2015:
[Imagem: 2qwemog.jpg]
[Imagem: 2dgvryb.jpg]

Modelo até 2014:
[Imagem: 3483qza.jpg]
[Imagem: zuqxqa.jpg]


IMAGENS DA PARTE DA INJEÇÃO + TBI DO CITY 2015:


Tenho fotos tbm da ECU por completa do City 2015, pois tirei pra mandar para um amigo representante da Dastek em São Paulo para programar o Unichip Q que eu tenho, pois ele disse que o do modelo anterior a central ja trabalha no limite e queria saber se era a mesma injeção do novo e pelo que notei não é:

ECU completa do City 2015:
[Imagem: 1zp093q.jpg]
[Imagem: f2vdeg.jpg]
[Imagem: ndlhc1.jpg]
[Imagem: ndlhc1.jpg]
[Imagem: 350tet3.jpg]

[Imagem: 2ahsbgw.jpg]

+ TBI:
[Imagem: 552vd1.jpg]
[Imagem: 2wmgorc.jpg]
[Imagem: 2cor6ah.jpg]

CITY 2015/15 Branco EX.
[Imagem: mb4glh.jpg]
Garagem: http://www.hondacityclube.com.br/thread-309.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/12/2015, 23:42 (Resposta editada pela última vez em: 29/12/2015 00:03 por Heitor Terças.)
Resposta: #2
RE: Especificações Tecnicas e de conhecimentos dos Motores L15..
IMAGENS DA PARTE DA INJEÇÃO + TBI DO CITY 2013/14:

ECU completa do City 2013/14:
[Imagem: 302oz29.jpg]
[Imagem: 29mw38z.jpg]

Captação de AR do filtro de ar (carro nunca foi lavado o motor):
[Imagem: 1zr184i.jpg]

CAI original do carro:
[Imagem: 2yx2a37.jpg]
[Imagem: 10ftm3d.jpg]

Obs.: Se nota que o vento entra pela grade frontal onde está o simbolo H e é projetado o ar para cima onde tem 4 pequenos cortes horizontais e um ao lado onde fica o radiador, em seguida esse ar é jogado para o CAI, tem como melhorar o CAI original dele tbm como no 2015...
Essa captação de ar é bem estranha, jogando ar diretamente no reservatório de fluido de freio. Não tanto para a boca da entrada de ar do motor.

Faltando essa imagem do CAI original:
[Imagem: 551gcx.jpg]

ECU do City 2013/14:
Made in UK (Reino Unido):
[Imagem: 4vmlua.jpg]

CITY 2015/15 Branco EX.
[Imagem: mb4glh.jpg]
Garagem: http://www.hondacityclube.com.br/thread-309.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: