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Troca de fluído de transmissão automática sem máquina
08/06/2016, 11:04
Resposta: #1
Troca de fluído de transmissão automática sem máquina
Pessoal,

Oi, meu primeiro tópico. Pesquisei aqui mas se alguém puder dar um auxílio. Tenho um honda city 2010 automático, e preciso fazer a troca do fluido de transmissão. Para meu espanto descobri que a Honda mudou o óleo e preciso fazer toda a substituição para não ficar com óleos misturados. Mais espantado fiquei quando não achei aqui no Rio Grande do Sul autorizada com equipamento adequado ou seja a maquina de flushing ... não sei se tá escrito correto... inclusive fiquei abismado quando um mecânico da Honda disse que a propria Honda não recomendava o uso da máquina...bom... vou argumentar o que? sou um simples leigo, mas pelo que pesquisei aqui o processo manual de troca não substitui 100% do óleo, fica resquício... mas bom.. preciso saber o máximo de detalhes sobre a substituição manual pra ajudar um pouco a orientar o mecânico que vai fazer... pois sabemos existem infinitos tipos de carros e o pobre coitado não é obrigado a conhecer cada detelhe de cada um.... por isso vou enumerar o que entendi.. e por favor postem se tá certo ou errado...

Primeira etapa:
1) Carro desligado, drena os 2,5 de óleo
2) adiciona 2,5 de óleo, medir......fechar ...
3) ligar o veículo e rodar 10km (orientação da Honda)

Segunda etapa:
4) Desligar o carro e drenar novamente 2,5 de óleo
5) adiciona 2,5 de óleo, medir... fechar...
6) ligar o veículo e rodar 50 km (orientação da Honda)

Terceira etapa:

7) desligar o carro e drenar novamente 2,5 de óleo
8) adiciona 2,5 de óleo, medir... fechar...
8) ligar o veículo e seja o que Deus quiser...

é isso mesmo? ou tem mais algum detalhe...
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09/06/2016, 09:59
Resposta: #2
RE: Troca de fluído de transmissão automática sem máquina
Favor pessoal postem aí.... alguém deve saber, ter visto... ou até mesmo feito...
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23/02/2017, 02:22
Resposta: #3
RE: Troca de fluído de transmissão automática sem máquina
oi suspiro.

por acaso pesquisei sobre transmissão automática e vi seu post.

Respondendo:

é sim. esse método ele não deixa a troca 100%, como uma troca de óleo do motor, por exemplo, mas fica mais limpo que o estado de rodado 40.000km (que é o tempo de troca). Neste caso, quando você sangra 2,5L e repõe, ficaram 3,35L sujos no sistema, mas já dá uma pureza de 42,7%, contra 57,3% de impurezas.

Quando você sangra novamente, esses valores começam a inverter e o óleo do sistema vai ficando mais limpo, mas mesmo com 3 trocas, como você descreveu, ainda irão ficar impurezas, com certeza, mas é exatamente assim que a concessionária faz (não sei quanto à volta de 10Km, mas....seguindo).

Eu prefiro sangrar todo o sistema, o que não é possível apenas vazando pelo "bojão", mas sim, é necessário jogar fora o óleo que fica no sistema, sem que haja a mistura. Faço isso assim:

1) sangro 2,5L e reponho, mas não ligo o carro ainda e não saio para dar "uma volta de 10KM";
2) desconecto a mangueira que leva o óleo da transmissão AT para o radiador (não há como explicar aqui exatamente onde fica esta mangueira, mas, se você perceber, na parte de baixo do radiador, tem uma mangueira fina de entrada e uma de saída. A de entrada é a da esquerda, de quem olha para o motor);
3) posiciono esta mangueira num recipiente qualquer de descarte e ligo o carro;
4) neste momento, os 2,5L de óleo novo começa a entrar na transmissão, enquanto o óleo velho da transmissão começa a ser lançado fora;
5) no meu city 2011, é lançado fora entre 2,5 - 3,1L e para de sair (no vídeo que aprendi o procedimento, continuava saindo até sair o óleo novo, e o motor era desligado, mas comigo para de sair o óleo e eu desligo o carro);
6) reponho novamente o restante do óleo que saiu (coloco primeiro 2,5 - 2,8L)
7) verifico a vareta, vai estar baixo o nível e sigo o modo de aferição descrito no manual do usuário (não irei postar aqui por ser longo de explicar);
8) no total, consigo trocar 5,6L, restando apenas 250mL de óleo velho no sistema, o que me dá 4,7% de impureza, ou seja, 95,3% do óleo é totalmente trocado, sem precisar de rodar alguns kilometros para realizar a troca.

obs. Obviamente, tem que colocar a mangueira, e a presilha, de volta no lugar antes de repor a segunda vez.

Detalhe: faço isso por conta própria. Portanto, caso não queira correr risco, melhor trocar como vc disse mesmo, mas me preparei bastante para realizar este procedimento e já é a segunda que faço (80.000Km), e só vejo melhoras quando troco.

Valeu.
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25/09/2023, 16:51
Resposta: #4
RE: Troca de fluído de transmissão automática sem máquina
Faço parecido.
Rodei com o carro. Sangrei o fluido por gravidade (saiu exatos 3 litros), troquei o filtro externo e coloquei óleo novo. Rodei uns 200-300km e sangrei o óleo novamente, saindo 3 litros novamente e troquei novamente o filtro externo. Usei óleo Idemitsu ATF, trocando 6 litros no total. Agora o óleo ficou limpinho. Faço esse procedimento a cada 40 mil km.
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