![]() |
|
Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Versão para Impressão +- Honda City Clube do Brasil (https://www.hondacityclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-7.html) +--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas (/thread-64.html) Páginas: 1 2 |
Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - waldir.bacaicoa - 01/07/2014 13:24 Boa tarde galera, Um informação importante que vai evitar gastos não planejados. Todas as vezes que as rodas forem removidas por qualquer motivo (conserto de furos nos pneus, rodízios, trocas de pastilhas, etc.), verifiquem as roscas dos prisioneiros e das porcas tentando identificar possíveis danos nos fios de roscas. No momento da montagem certifiquem-se que as roscas dos prisioneiros e das porcas estão limpos e isento de resíduos de areia, graxa, etc. Principalmente nas rodas dianteiras! No momento da montagem rosqueie-os primeiramente com a mão e somente quando a mesma encostar na roda, dê o torque com a chave de roda. Chaves pneumáticas (pistolas) podem ser usadas somente na remoção das porcas. Para colocação das mesmas não é indicado o uso devido a alta velocidade de rotação para rosquear a porca e a parada abrupta quando a porca encosta na roda, sem contar o alto torque aplicado pela chave que muitas vezes estão mal reguladas e não atendem ao torque especificado pelo fabricante. Deixo essa dica pois tive que trocar 2 prisioneiros (R$ 16,80 cada original Honda) e 2 porcas (R$13,52 cada original Honda) de cada roda dianteira e 1 prisinoneiro e 1 porca de cada roda traseiras pois os mesmos estavam danificados. O problema maior está na troca dos prisioneiros da roda dianteira que para ser efetuada exige a remoção do rolamento (R$ 215,34 cada original Honda) das rodas que devem, obrigatoriamente, ser substituídos devido aos danos causados na remoção. Portanto, bastante cuidado com trabalhos que exigem a remoção das rodas! Abraço, Waldir Bacaicoa RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Admin - 01/07/2014 17:15 Waldir, obrigado pela dica e realmente nunca me preocupei com isso e de acordo com o que você disse pode acabar nos dando um prejuízo alto! RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Pilotinhong - 02/07/2014 14:46 Fica minha dica também que uso a anos nos meus carros que é o seguinte. Aquele meio litro de oleo que sobrou da troca eu sempre guardo e uso para lubrificar os parafusos quando tiro algum pneu. ja ouvi falar que graxa pode esquentar e ingripar. o oleo eu uso a anos tanto em parafusos de roda quanto velas e nunca tive esse problema de travamento de porcas e parafusos abc RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Pilotinhong - 04/07/2014 10:59 Tive esse problema agorinha ainda estou na oficina. Fui trocar amortecedores e uma roda nao saiu. Parafuso quebrado porem para a troca e necessario trocar o rolamento. Rolamento custa 300 reais e um prisioneiro 10! Fica a dica lubrifiquem oa parafusos de roda!!! RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - estevanvisoto - 21/08/2014 09:09 É galera, também passei por esse problema. Troquei os pneus e 4 parafusos da mesma roda quebrados, isso mesmo quebrou os 4. Tive que trocar na CSS e gastei 300 barão, e não fizeram a troca do rolamento, pois conseguiram tirar sem danificá-lo. Isso que da as pessoas terem pressa e usarem a maquina para apertar. Fica a dica para quando precisar tirar a roda, ao colocar primeiro apertar com a mão e depois utilizar o torque correto para aperto. Abraço RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Marcelo Albuquerque - 16/01/2015 11:38 Tive o mesmo problema ontem 15/1/15 troquei os quatro parafusos da roda dianteira e hoje quando mandei fazer rodizio dos pneus quebrou 1 na roda traseira. Eu mesmo fiz a troca da dianteira, foi bem simples. A traseira alguém sabe como é? Precisa trocar também o rolamento? Abraços RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - Kezen - 17/01/2015 23:11 Não sabia.vou verificar pois agora em dezembro mandei alinhar e balancear o carro. Todos os pneus foram retirados e não vi bem como foram montados... Amanhã vou dar uma verificada se está tudo ok RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - mvlaran - 19/01/2015 08:38 Desculpem minha ignorância, mas o que seriam esses prisioneiros? RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - sandirleonardo - 22/01/2015 08:58 (19/01/2015 08:38)mvlaran Escreveu: Desculpem minha ignorância, mas o que seriam esses prisioneiros? É como se fosse o parafuso que prende a roda, ao contrário kkkkkk Normalmente o parafuso de fixação da roda (aquele que "apertamos"), vem com a haste com rosca que é inserida no cubo pra dar o aperto... O prisioneiro fica preso direto no cubo. A roda é presa por uma "porca"... Não sei se deu pra entender... é mais ou menos assim: ![]() ----------------------- Relatando minha experiência com esse problema, no fim do ano fui fazer a troca dos pneus (+balanceamento +geometria) poucas horas antes de uma viagem, e como vários "Auto Centers" estavam lotados, acabei ficando com a única alternativa que era da rede Bono (nãos sei se alguém conhece... Aqui em Curitiba tem alguns). Durante os serviços que são feitos no carro, eu costumo ficar por perto (quanto é possível) pra conferir o cuidado com que são feitas as manutenções e tal. Porém desta vez encontrei um conhecido no local e conversamos durante um tempo. Quando fui dar uma checada no carro, vi que o funcionário tinha montado 2 pneus invertidos (eram assimétricos). Ele insistiu que não tinha problema, mas como não sou bobo, pedi (quase mandando) o cara montar o pneu de novo, demonstrando que estavam diferentes dos 2 corretos. Aí que começou a dor de cabeça: o funcionário, meio que na "má vontade", foi tirar uma das porcas e acabou quebrando o prisioneiro de uma roda dianteira. Como eu estava em cima, o sujeito começou a ficar nervoso, tentou tirar, chamou outros funcionários... E eu ali por perto... Até que ele admitiu a cagada e o gerente da loja veio falar comigo, pedindo mil desculpas e tal. Pra encurtar a história: tiveram que remover o cubo, pois da forma como ele é montado, não conseguiam remover o prisioneiro sem tirá-lo. Colocaram um prisioneiro novo e, certamente, perderam um cliente.
RE: Cuidado com as porcas/prisioneiros das rodas - mvlaran - 22/01/2015 09:03 Ah! Entendi! Valeu sandirleonardo!! Eu fujo dessas grandes redes como diabo foge da cruz. Tenho seguro da Porto Seguro e quando preciso e estou na correria (como você relatou), recorro aos centros automotivos da rede Porto Seguro. Nunca tentaram empurrar nada que eu não quisesse ou que o carro não precisasse. Em situações normais, vou ao mecânico da família, que presta serviços pra nós desde 1998 e nunca nos deixou na mão, nem tentou nos enganar. Esse relato do pneu montado ao contrário é típico desses grandes centros. Os mecânicos ganham comissão além dos vendedores, tanto pela venda de peças, como pela quantidade de carros. É de interesse deles "acabar logo", e aí para fazer nas coxas, é "um, dois". Valeu pela explicação! |