Honda City Clube do Brasil
hora certa pra trocar velas-consumo - Versão para Impressão

+- Honda City Clube do Brasil (https://www.hondacityclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-7.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-8.html)
+--- Tópico: hora certa pra trocar velas-consumo (/thread-735.html)



hora certa pra trocar velas-consumo - ramonmt - 25/10/2017 08:56

bom dia, meu city ex 12/13 at, 76 mil km, comprado em 06/2017 esta bebendo muito, em media 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com ar ligado 70% das vezes andando sozinho ou com minha esposa (ando devagar, tenho pé leve)

2 mecânicos disseram q pra tentar resolver precisaria limpar bicos, tbi (corpo de borboleta) e trocar o jogo de velas, orçamento ficou em 400,00 tudo..
Obs: troquei o filtro de ar do motor dia 21/10/2017.
jogo de velas ngk no mercado livre 170,00

agora vem a pergunta, preciso realmente trocar o jogo de velas?
segundo antigo nunca teve problemas com as velas, liguei pra honda e não me passam esta informação.
Qual a hora certa de trocar as velas?
pelo manual a partir de 60 mil km, porem nao sei se ja trocaram, antigo dono não trocou.

Desde ja agradeço


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - KaduTelles - 04/02/2018 10:23

Olá amigo, não sei se vou te passar alguma informação errada, mas vamos aos fatos:
Tenho um City 14/14 AT, o consumo de 8 km/l se for de gasolina esta correto na cidade com ar ligado, com etanol nestas mesmas condições meu carro faz em média 6,5/7 km/l.
Detalhe: sou taxista, roda a cidade inteira o dia inteiro, se pego uma via rápida por mais tempo o consumo sobe, para GRU Airport já tive o consumo de 15 km/l com gasolina, parei de usar etanol porque o consumo é muito alto.

Detalhe2: Meu carro tem 150 mil km e nunca mexi em velas.


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - andreantero - 04/02/2018 17:45

Olá amigos, estou também preocupado com meu consumo, na cidade 50% ar ligado 50% desligado, ele faz 8.0 com gasilina aditivada, troquei as velas e o filtro do ar essa semana, não notei muita diferença, alguma manutenção que possam me indicar?


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - gamsilva - 03/03/2018 11:31

(25/10/2017 08:56)ramonmt Escreveu:  bom dia, meu city ex 12/13 at, 76 mil km, comprado em 06/2017 esta bebendo muito, em media 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com ar ligado 70% das vezes andando sozinho ou com minha esposa (ando devagar, tenho pé leve)

2 mecânicos disseram q pra tentar resolver precisaria limpar bicos, tbi (corpo de borboleta) e trocar o jogo de velas, orçamento ficou em 400,00 tudo..
Obs: troquei o filtro de ar do motor dia 21/10/2017.
jogo de velas ngk no mercado livre 170,00

agora vem a pergunta, preciso realmente trocar o jogo de velas?
segundo antigo nunca teve problemas com as velas, liguei pra honda e não me passam esta informação.
Qual a hora certa de trocar as velas?
pelo manual a partir de 60 mil km, porem nao sei se ja trocaram, antigo dono não trocou.

Desde ja agradeço

Não tem muita mágica. O meu é 13/13 EX, uso o AC digital (as vezes ele desliga um tempo, dependendo da temperatura). Uso etanol e fica entre 6,5 e 7,5 somente na cidade (6,5 com aquele trânsito pesado). Na estrada é 10,5.
Com gasolina, na cidade fica perto dos 8,5.
Pode ser desde seu percurso (geografia), passando pelo pé, até a qualidade da gasolina.


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - Darlan Pinho - 31/05/2018 09:45

Cara o meu Ex aut 11, na gasolina eu faço 10,2 sem ar e no ar faço 8,9.
No Alcool eu faço 7,9 sem ar e 6,2 com ar.
A rotação no maximo e de 2mil Rpm.
Nunca fiz substituição de vela ou limpeza ou algo do gênero, tudo vai da pessoa, em Maceió tem umas subidas que exige de consumo, a minha irmã quando anda nele no álcool faz 4,2 no ar e na gasoli na ela faz 7,1...


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - kristianocomk - 13/01/2019 22:17

QUANTOS km tem o teu?

Já tentou fazer a regulagem de válvulas? eu fiz no meu e melhorou consideravelmente, o meu tem 73 mil e 10 anos de uso. city DX AUT 2011

cara o meu ta com 73 mil e tou com medo, pq dizem se não trocar as velas, elas enroscam no cabeçote e ae fudeu. Teu carro tem 150 mil e tu nunca precisou trocar essas velas?


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - Jeferson Jesus - 27/08/2019 11:40

Velas a partir de 60km,70Km porém se forem iridium, vale à pena retirar e dar uma olhada no eletrodo.


RE: hora certa pra trocar velas-consumo - GuieCastro - 08/10/2019 01:36

Tenho um EX 2010 Manual com 132k de km e eu faço na cidade com ar desligado 11,5 km/l na gasolina fácil e na estrada não baixa de 14 km/l andando a 100km/h (a 80 km/h faço um pouco mais de 16km/l) com Cruise Control sempre ligado.

Tenho q fazer a regulagem de válvulas nele pois me disseram que, o City por ser I-VTEC possui tuchos manuais e as válvulas variáveis, com o tempo elas criam folgas, então precisa dar um passe nas válvulas de tempos em tempos, e que com isso melhora o desempenho e consumo. Aqui na minha cidade Pelotas - RS, na autorizada custa se não me engano R$680 o serviço, mas pesquisei um mecânico que lida com Hondas e ele me cobrou R$250, acho que vale a pena!