Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
vela que explodiu
20/10/2015, 20:40
Resposta: #1
vela que explodiu
Minha esposa tem um Honda City ano 2012 com 50.000km, fazendo 3 anos no mês 09. Feito duas revisões na autorizadas e a troca de óleo conforme o manual do usuário. Vínhamos de Anápolis para Brasília faltando mais ou menos 35 km para chegar ao destino, a noite numa subida o carro perdeu a força e o motor começou a bater. Como era a noite dei uma olhada no motor,mas não vi nada de anormal. O carro foi rebocado. No dia seguinte, o carro foi para o mecânico de confiança, onde o mesmo constatou que a vela tinha sido estourada ocasionando o derretimento da bobina da vela, pois, segundo a orientação da Honda a troca da mesma só aconteceria com 60.000 km. Com isso, tivemos que retificar o cabeçote ( abrir a rosca da vela). Então, fica a pergunta: O motor Honda pode frouxar a vela? Já aconteceu com alguém? Pois ficamos DECEPCIONADOS por se tratar de um Honda!!!!!!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/10/2015, 21:59
Resposta: #2
RE: vela que explodiu
Robson o meu aconteceu a mesma coisa. Um dia a luz da injeção ascendeu e logo depois apagou. Levei no meu Mecanico e nada foi constatado na memória da injeção. Uns 2 dias depois peguei a rodovia anchieta e o carro perdeu potência e escutei o motor bater. Imediatamente eu parei e guinchei o carro. Chegando no Mecanico identificamos que a vela tinha estourando dentro do cilindro e chegou a derreter a bobina.
Resultado tive que fazer uma nova rosca para vela no cilindro (acho que o nome é Helicoil) + novo jogo de velas + 1 bobina. Preju total. O carro agora está perfeito já rodei mais de 15.000 e ficou blz porém, fiquem bem chateado.

Obs o problema ocorreu com o carro com 30.000 km. E já tinha acabado a garantia.....

Abraços
25/10/2015, 14:06
Resposta: #3
Robson tive um problema parecido, comecei a ouvir um barulho estranho vindo do motor, abri o capo e não conseguir saber onde era, o carro não tinha nenhum alerta no painel ate então, no dia seguinte num percurso mais longo na br 116, o motor começou a bater e acendeu a luz,encostei o carro e chamei o guincho. A bobina estava fora de posição e danificada na parte onde é fixada com um parafuso, a vela saiu na minha mão, não tive que retificar o cabeçote, mas comprei uma bobina nova.O mecânico que trocou falou que aconteceu a mesma coisa num Honda Fit uma semana antes. Será esse um problema recorrente ? Espero que as velas não voltem a soltar, só por garantia troquei todas. Fiquei decepcionado , ate esse fato o carro não havia dado nenhum problema.
27/04/2016, 15:29
Resposta: #4
Será um problema recorrente?
Robson também fui surpreendido com meu cit 2013, revisado em cs e com 60 mil km na rod anhanguera km 313, um barulho estranho de alguma coisa solta e perdeu a força seguido de falhamento no motor e sem qualquer alteração no painel de instrumentos, parei no acostamento, verificado óleo / água, tudo limpo, chamei guincho para retornar da viagem. Resumo, constatado que a 1ª vela de ignição sentido volante para o passageiro havia sumido juntamente com metade da bobina e a 2ª vela estava com metade da rosca solta, resolvi por conta própria buscar informação com mecânico de confiança e fora da cs, o mesmo disse que estas velas de ignição são substituídas somente aos 100 mil km e que deveria ao menos ser reapertados na revisão e que não o fazem, meu prejuízo, uma vela, uma bobina e o susto.
11/05/2016, 20:56
Resposta: #5
Caramba... nunca vi isso acontecer (vela explodir ou soltar). O meu está com 132000km, as velas foram trocadas com 60000k conforme fala no manual, a próxima seria com 120000k, porem qdo chegou nisso eu retirei as velas e elas estavam em otimo estado, nao tinha desgaste nenhum. Entao ainda nao as troquei. O carro está perfeito. Porém agora estou com receio que alguma possa estourar como dito aí.
03/01/2017, 17:18
Resposta: #6
Tenho um city 2011 e já comecei bem 2017, no dia 1 uma das velas do city explodiu , quando levei no mecânico foi observado que a vela e a metade da bobina sumiram e pra ajudar...perdeu a rosca do cabeçote.
Tem como arrumar sem retirar o cabeçote? Se alguém já passou por isso me dê uma luz....
Valeu
03/01/2017, 19:06
Resposta: #7
Talvez seja o problema que foi comentado no tópico abaixo:

http://www.hondacityclube.com.br/thread-668.html
18/04/2017, 01:47 (Resposta editada pela última vez em: 18/04/2017 01:49 por fpvene.)
Resposta: #8
Boa Noite ! Infelizmente descobri o problema da pior maneira. Estou com o carro no mecânico o qual me disse hoje que a rosca do cabeçote está totalmente danificada e será necessário mandar para retífica.
Honda City 2012 - 80mil km.
Revisão de 60mil feita em CS em Fev/2016, não deveriam ter trocar e apertado as velas nesse momento ?
Mais alguém chegou nesse nível de dano e tem ideia do custo de tudo isso só para eu não ser surpreendida ou ter um orçamento superfaturado ?
Além disso, saberiam me indicar um contato (telefone/end) de algum mecânico em São José dis Campos especializado em Honda e que seja de confiança ?

AGRADEÇO DESDE JÁ !
03/05/2017, 21:54
Resposta: #9
Tadeu,

Quando você trocou a vela e a bobina não precisou abrir rosca no cabeçote, por conta de ter perdido metade da rosca? Tive exatamente o mesmo problema que você teve, estava viajando quando ouvi um barulho no motor de vazão de ar (o carro foi guinchado e voltei de táxi 800 km da minha cidade), foi constatado que a vela voou e bobina queimou e partiu, porém uma parte da rosca foi perdida do cabeçote, meu mecânico de confiança trocou as velas e disse para o prejuízo nãos ser maior conseguiu travar a vela na rosca que sobrou e ficou bem apertado, no caso seu carro apresentou problema de novo ao travar a vela no restante de rosca? Fiquei um pouco apreensivo do meu carro voltar a dar problema.
08/05/2017, 11:42
Resposta: #10
(03/05/2017 21:54)stronglion10 Escreveu:  Tadeu,

Quando você trocou a vela e a bobina não precisou abrir rosca no cabeçote, por conta de ter perdido metade da rosca? Tive exatamente o mesmo problema que você teve, estava viajando quando ouvi um barulho no motor de vazão de ar (o carro foi guinchado e voltei de táxi 800 km da minha cidade), foi constatado que a vela voou e bobina queimou e partiu, porém uma parte da rosca foi perdida do cabeçote, meu mecânico de confiança trocou as velas e disse para o prejuízo nãos ser maior conseguiu travar a vela na rosca que sobrou e ficou bem apertado, no caso seu carro apresentou problema de novo ao travar a vela no restante de rosca? Fiquei um pouco apreensivo do meu carro voltar a dar problema.

Bom dia stronglion 10 e colegas do fórum,
sobre a indagação, ainda possuo o mesmo city da qual fui surpreendido com perda da 2ª vela e metade da bobina há um ano, 15 mil km. Confesso que após informação junto ao mecânico de confiança, eu mesmo adquiri uma chave de velas apropriado e fiz a verificação das demais velas, constatado que mais uma vela estava solta, fiz um teste para saber se o cabeçote havia danificado ao rosquear uma vela nova sendo que deu torque normal, reapertei as demais e estou rodando sem qualquer problema. Naquele momento de tensão até pensei em trocar de marca mas hj pensando melhor, espero trocar com outro city de modelo mais novo e completo.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Vela de ignição expulsa do cabeçote. Celsocfm 1 2.404 04/05/2025 20:23
Última Resposta: JAMS
  Custo retifica - vela explodiu Lucas 0 7.366 04/08/2018 13:21
Última Resposta: Lucas
  troca da vela de ignição Italo Seixas 5 33.207 09/03/2015 08:47
Última Resposta: Admin
  Troca jogo de vela waldir.bacaicoa 4 41.752 21/08/2014 08:50