Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual é o consumo do seu Honda City?
13/03/2015, 17:33 (Resposta editada pela última vez em: 13/03/2015 17:41 por queroumcity.)
Resposta: #35
RE: Qual é o consumo do seu Honda City?
sobre essa matéria.

o que você deve fazer não é uma comparação de Km/l e de percentual de rendimento (70% ou 80% ou o que quer que seja). Você precisa fazer uma comparação simples: Km / R$.

o que sempre fiz e o que sempre faço pra saber o que compensa com todo carro que pego é fazer uma comparação Km/R$.
Abasteço sempre no mesmo posto (pão de açucar da recardo jaffet).
Aproveito quando tenho que ir algumas vezes seguidas para alphaville. Completo o tanque antes de ir, após ir 2 x e retornar completo o tanque novamente. Anoto quanto gastei em R$ e quantos Km andei.
Faço isso várias vezes com gasolina e com etanol.
Nos últimos 5 anos, em todos os testes usando etanol eu gastei menos R$ para cada Km rodado.
E a diferença entre o gasto em R$ entre gasolina e etanol tem aumentado.

Acho que esse aumento da vantagem para o etanol tem a ver com:
1) inicialmente na melhora do entendimento do etanol (melhora o motor e melhora o combustível) -- isso não tenho certeza
2) crescente aumento da quantidade de álcool na gasolina -- isto eu tenho certeza.

toda vez que o governo autoriza um aumento na quantidade de alcool na gasolina eu suspeito que a gasolina passe a render menos.

acredito que essa proporção de 70% menos de rendimento do etanol com relação à gasolina era verdadeira no início da utilização desse combustível. Mas as coisas mudaram de lá pra ca. E em várias ocasiões foi aumentada a quantidade de álcool na gasolina.

De qualquer forma, seguindo uma orientação de engenheiros de montadoras, de tempos em tempos eu coloco gasolina para testar o consumo e para fazer uma reciclagem, lubrificada (removendo a água que ficou no motor).

obs1. dizem que usar só gasolina não aditivada pode diminuir a vida do motor já que a gasolina deixa impuresas sólidas nas peças (os aditivos limpam essa sugeira). O uso do etanol consegue limpar essa sujeira deixada pela gasolina.
obs2. o etanol é hidratado. Essa água impede a lubrificação das peças do motor. O uso prolongado de etanol pode causar os mesmos problemas das impuresas sólidas geradas pela gasolina. O uso da gasolina de tempos em tempos ajuda a diminuir esse problema. O uso de oléo de motor de melhor qualidade é essencial para quem usa muito etanol.

dessas observações, acredito que gasolina aditivada seja besteira, já que, para quem usa só gasolina é mais barato colocar um tanque de etanol de vez em quando para limpar tudo.
para quem não acredita que o etanol limpa os restos deixados pela gasolina (ha quem diga que isso não funciona), existe a alternativa de usar praticamente só gasolina comum e colocar a gasolina aditivada somente a cada 4 ou mais tanques para limpar.
Ah, tirando as gasolinas especiais (pódium por exemplo), as gasolinas aditivadas são mais caras e rendem menos já que os aditivos não são combustíveis.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
RE: Qual é o consumo do seu Honda City? - estevanvisoto - 08/05/2014, 17:04
RE: Qual é o consumo do seu Honda City? - queroumcity - 13/03/2015 17:33

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Câmbio CVT Honda City 2010 mvillar 0 5.110 18/04/2022 21:53
Última Resposta: mvillar
  Versatilidade do Militec 1 amplia potência e reduz consumo! Admin 0 5.737 16/04/2021 12:45
Última Resposta: Admin
  Sua história com o Honda City Admin 0 6.555 07/01/2021 19:53
Última Resposta: Admin
  Honda City (Grace no JP) ricksivori 0 8.098 30/09/2015 13:28
Última Resposta: ricksivori
  se juntar motos Honda e carros Honda takata 0 7.259 01/08/2015 16:26
Última Resposta: takata
  2016 Honda city takata 0 8.362 18/06/2015 03:08
Última Resposta: takata
  AR CONDICIONO NOVO HONDA CITY 2015 JOSUE SANTOS DE SOUZA 5 29.347 05/02/2015 16:44
Última Resposta: mrsouza73

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes