Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
DIY - DRL (luz diurna)
04/08/2014, 16:22
Resposta: #1
DIY - DRL (luz diurna)
Algo que deveríamos ter no Brasil, como acontece na Europa, era a obrigatoriedade dos veículos terem uma luz diurna.

Na internet já descobri alguns DRLs para o City, que ficam instalados na moldura do farol de neblina.

Porém, quebrei a cabeça para ter encontrar uma outra solução.

Instalei um DRL no mesmo lugar das setas.

[Imagem: xl05cy.jpg]

Tive muita dificuldade para encontrar um lâmpada que fosse ao mesmo tempo DRL e setas.

Cheguei a comprar uma lâmpada de led com 30 leds brancos e 30 leds laranjas, porém eram muito fracos e com defeito.

Depois de pesquisar bastante encontrei no eBay a seguinte lâmpada:
Lâmpada LED 1157 dual color (white / ambar) switchback

[Imagem: 2r5yopc.jpg]

O link do vendedor do eBay é:

http://www.ebay.com/itm/161134525390?ssP...1439.l2648

Essa lâmpada é muito interessante.

Ela é possui 2 pólos do tipo P21/5W, um pólo para a cor branca e outro para a cor laranja.

Quando a lâmpada está no modo DRL, a luz branca fica acesa. Quando está no modo seta, automaticamente a luz branca apaga e a luz laranja fica piscando. Depois de desligar a seta, após um ou dois segundos a luz branca acende novamente (similar aos DRLs da Audi).

Não é necessário nenhum módulo adicional, somente ligar o pólo do DRL no ACC ou IG e ligar o pólo da seta na seta.

Para fazer a ligação da lâmpada, tive que comprar outro soquete da lâmpada da seta. Achei no Mercado Livre no link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5...FromParent

Como o soquete da seta é de 1 pólo apenas, tive que fazer uma adaptação.

SOQUETE

Retirei os contatos do soquete (são dois contatos, um para um pólo e outro para o terra).

Fiz 3 furos no soquete para a passagem dos fios.

LÂMPADA

Soldei 3 fios na lâmpada. 1 fio para o terra. 1 fio para o DRL. 1 fio para a seta.

Encaixei a lâmpada no soquete e passei os 3 fios pelos furos no soquete.

Como a lâmpada da seta é LED, soldei entre o fio terra e o fio da seta o resistor que veio junto com as lâmpadas. Sem o resistor, a seta piscará mais rápido.

Aproveitei o próprio soquete da seta para ligar os fios terra e seta da nova lâmpada.

Para ligar o DRL, puxei um fio do conector de acessórios que fica na caixa de fusíveis até o farol. Fiz a ligação na opção IG2, que é um estágio depois do ACC, ou seja, o DRL ficará aceso quando a chave estiver nessa posição (luzes do painel acesas) ou quando o carro estiver ligado.

[Imagem: 302cepv.jpg]


https://youtu.be/_oCdXAAmZvs

Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/08/2014, 08:37
Resposta: #2
RE: DIY - DRL (luz diurna)
Parabéns pelo ótimo tutorial, realmente fica bem legal esse esquema!

Fundador e Administrador
Honda City Clube do Brasil
www.hondacityclube.com.br
Curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Twitter e no Google+ para ajudar nossa comunidade a crescer!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/02/2015, 22:08
Resposta: #3
RE: DIY - DRL (luz diurna)
rtkj

esse soquete que você precisava não é o 1157 que já vem com os 2 polos + terra?
será que esse 1157 (http://www.aliexpress.com/item/2pcs-lot-...85718.html) encaixa no espaço que tem no city para as setas?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/02/2015, 15:36
Resposta: #4
RE: DIY - DRL (luz diurna)
queroumcity

Eu comprei o soquete original do City para evitar adaptar qualquer outro soquete e depois ter problema de infiltração (de água ou poeira), pois como fica no cofre do motor pode sofrer com a infiltração.

Como o soquete original é de apenas um pólo, tive que "adaptar" e soldar os fios nos pólos.

Se pesquisar mais talvez encontre um soquete de dois pólos que sirva perfeitamente...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/12/2016, 13:24
Resposta: #5
RE: DIY - DRL (luz diurna)
Bom vou contar todo o processo da instalação do DRL no Honda City 2015.

Comprei no Aliexpress na loja SNCNLED em agosto.

https://pt.aliexpress.com/item/49-Discou...=200000226

Têm modelos diferentes neste anúncio, o que comprei foi o que é só branco.

[Imagem: 2cqe79v.jpg]

Paguei R$320,00 mais R$80,00 de taxa da Receita, então R$400,00 no total.

Hoje está uns 10 dólares mais barato.

Demorou uns 2 meses pra chegar, tempo normal.

No mesmo dia que chegou fui testar pra ver se estava tudo ok.

Liguei direto no Positivo e Negativo e tudo estava funcionando bem.

Tentei ver como seria a fixação no parachoque e retirei a moldura do milha com auxilio de espátulas de plástico.

Quando encaixei o DRL vi que não ficou perfeito e fiquei com medo que soltasse e caísse na rua então desmontei, nisso um dos encaixes se quebrou, mais um motivo pra eu fazer a instalação com calma.

Desde outubro estava esperando uma folga pra conseguir fuçar e foi agora entre natal e ano novo.

Estava com ideia de colocar estes "parafusos"

[Imagem: 2qu3ehh.jpg]

Mas não deu certo porque não tem onde encaixar no parachoque atrás da moldura.

Pensando muito resolvi retirar todo o parachoque para descobrir um jeito seguro.

E resolvi com abraçadeiras.

Na foto abaixo mostra onde coloquei as abraçadeiras e também onde está quebrado a parte da presilha do DRL.

[Imagem: 27zbynt.jpg]

Agora sim fiquei satisfeito.

Pra colocar as abraçadeiras no DRL tive que abri-lo e fazer um furo na parte preta o que não prejudicou em nada.

Dá pra fazer sem tirar o parachoque? Acho que dá sim, se o DRL que vc comprar vier com encaixes melhores que o meu, dá sim.

Coloquei o parachoque no lugar e agora a hora da instalação elétrica.

Tentei levar num auto elétrico mas nesta cidade a mão de obra é horrível e também entendi que auto elétrico conhece de bateria, alternador, motor de partida e o que eu deveria buscar era uma loja de acessórios.

Vi alguns vídeos no Youtube sobre como localizar um ponto ACC pós chave e achei que não é nada complicado se vc tem um multímetro e assim encontrei o fusível 30 na caixa de fusiveis que fica no compartimento do motor.

[Imagem: fcjknl.jpg]

O ponto ACC pós chave nada mais é do que um ponto que fica energizado 12V após dar contato na chave.

E é o que eu quero, ligo a chave o DRL liga e fica assim até eu desligar o carro.

No ponto do fusível 30 liguei o cabo vermelho (positivo) do DRL e na bateria liguei o preto no negativo e pronto.

[Imagem: e7xnqf.jpg]

A ligação foi feita assim, retire o fusível e tente recolocar ele com o fio vermelho junto de forma que possibilite o contato com a parte metálica.

Pra que a caixa de fusível possa ser fechada passei o cabo em uma fresta existente como dá pra ver na foto.

Pronto, agora só falta trocar as luzes amarelas por leds ou crystal vision.

[Imagem: 2d6jdd5.jpg]

[Imagem: 2557v9v.jpg]

Também fiz um vídeo rápido pra dar uma ideia de como ficou.

https://youtu.be/PunurHrGRYE

Espero que tenha ajudado alguém.

Abraços.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/01/2017, 09:38
Resposta: #6
RE: DIY - DRL (luz diurna)
Caramba.

Ficou espetacular.

Parabéns.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes