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Troca de fluÃdo de transmissão automática sem máquina
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08/06/2016, 11:04
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Troca de fluÃdo de transmissão automática sem máquina
Pessoal,
Oi, meu primeiro tópico. Pesquisei aqui mas se alguém puder dar um auxÃlio. Tenho um honda city 2010 automático, e preciso fazer a troca do fluido de transmissão. Para meu espanto descobri que a Honda mudou o óleo e preciso fazer toda a substituição para não ficar com óleos misturados. Mais espantado fiquei quando não achei aqui no Rio Grande do Sul autorizada com equipamento adequado ou seja a maquina de flushing ... não sei se tá escrito correto... inclusive fiquei abismado quando um mecânico da Honda disse que a propria Honda não recomendava o uso da máquina...bom... vou argumentar o que? sou um simples leigo, mas pelo que pesquisei aqui o processo manual de troca não substitui 100% do óleo, fica resquÃcio... mas bom.. preciso saber o máximo de detalhes sobre a substituição manual pra ajudar um pouco a orientar o mecânico que vai fazer... pois sabemos existem infinitos tipos de carros e o pobre coitado não é obrigado a conhecer cada detelhe de cada um.... por isso vou enumerar o que entendi.. e por favor postem se tá certo ou errado... Primeira etapa: 1) Carro desligado, drena os 2,5 de óleo 2) adiciona 2,5 de óleo, medir......fechar ... 3) ligar o veÃculo e rodar 10km (orientação da Honda) Segunda etapa: 4) Desligar o carro e drenar novamente 2,5 de óleo 5) adiciona 2,5 de óleo, medir... fechar... 6) ligar o veÃculo e rodar 50 km (orientação da Honda) Terceira etapa: 7) desligar o carro e drenar novamente 2,5 de óleo 8) adiciona 2,5 de óleo, medir... fechar... 8) ligar o veÃculo e seja o que Deus quiser... é isso mesmo? ou tem mais algum detalhe... |
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09/06/2016, 09:59
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RE: Troca de fluÃdo de transmissão automática sem máquina
Favor pessoal postem aÃ.... alguém deve saber, ter visto... ou até mesmo feito...
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23/02/2017, 02:22
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RE: Troca de fluÃdo de transmissão automática sem máquina
oi suspiro.
por acaso pesquisei sobre transmissão automática e vi seu post. Respondendo: é sim. esse método ele não deixa a troca 100%, como uma troca de óleo do motor, por exemplo, mas fica mais limpo que o estado de rodado 40.000km (que é o tempo de troca). Neste caso, quando você sangra 2,5L e repõe, ficaram 3,35L sujos no sistema, mas já dá uma pureza de 42,7%, contra 57,3% de impurezas. Quando você sangra novamente, esses valores começam a inverter e o óleo do sistema vai ficando mais limpo, mas mesmo com 3 trocas, como você descreveu, ainda irão ficar impurezas, com certeza, mas é exatamente assim que a concessionária faz (não sei quanto à volta de 10Km, mas....seguindo). Eu prefiro sangrar todo o sistema, o que não é possÃvel apenas vazando pelo "bojão", mas sim, é necessário jogar fora o óleo que fica no sistema, sem que haja a mistura. Faço isso assim: 1) sangro 2,5L e reponho, mas não ligo o carro ainda e não saio para dar "uma volta de 10KM"; 2) desconecto a mangueira que leva o óleo da transmissão AT para o radiador (não há como explicar aqui exatamente onde fica esta mangueira, mas, se você perceber, na parte de baixo do radiador, tem uma mangueira fina de entrada e uma de saÃda. A de entrada é a da esquerda, de quem olha para o motor); 3) posiciono esta mangueira num recipiente qualquer de descarte e ligo o carro; 4) neste momento, os 2,5L de óleo novo começa a entrar na transmissão, enquanto o óleo velho da transmissão começa a ser lançado fora; 5) no meu city 2011, é lançado fora entre 2,5 - 3,1L e para de sair (no vÃdeo que aprendi o procedimento, continuava saindo até sair o óleo novo, e o motor era desligado, mas comigo para de sair o óleo e eu desligo o carro); 6) reponho novamente o restante do óleo que saiu (coloco primeiro 2,5 - 2,8L) 7) verifico a vareta, vai estar baixo o nÃvel e sigo o modo de aferição descrito no manual do usuário (não irei postar aqui por ser longo de explicar); 8) no total, consigo trocar 5,6L, restando apenas 250mL de óleo velho no sistema, o que me dá 4,7% de impureza, ou seja, 95,3% do óleo é totalmente trocado, sem precisar de rodar alguns kilometros para realizar a troca. obs. Obviamente, tem que colocar a mangueira, e a presilha, de volta no lugar antes de repor a segunda vez. Detalhe: faço isso por conta própria. Portanto, caso não queira correr risco, melhor trocar como vc disse mesmo, mas me preparei bastante para realizar este procedimento e já é a segunda que faço (80.000Km), e só vejo melhoras quando troco. Valeu. |
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25/09/2023, 16:51
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RE: Troca de fluÃdo de transmissão automática sem máquina
Faço parecido.
Rodei com o carro. Sangrei o fluido por gravidade (saiu exatos 3 litros), troquei o filtro externo e coloquei óleo novo. Rodei uns 200-300km e sangrei o óleo novamente, saindo 3 litros novamente e troquei novamente o filtro externo. Usei óleo Idemitsu ATF, trocando 6 litros no total. Agora o óleo ficou limpinho. Faço esse procedimento a cada 40 mil km. |
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